Comida de verdade para nutrir o mundo

Escrito em 7 de janeiro de 2022

Por Carla Guindani

Ter harmonia nas relações humanas, ambientais e em nossas decisões pessoais é um desafio que está posto, e não é de hoje. O caminho para termos uma vida equilibrada e um mundo mais saudável passa, necessariamente, por fazermos escolhas mais conscientes. Contudo, isso se torna uma missão quase impossível em um cenário de rotinas cada vez mais aceleradas e desconectadas de cuidados com nossa saúde mental e física.  

Contar com apoio para uma vida saudável é fundamental para essa transformação. Nossa proposta é dar as mãos aos consumidores e agricultores camponeses para fazermos essa caminhada juntos. Por isso somos a primeira empresa agroecológica do mercado brasileiro.  

Quando compramos um alimento, o que levamos para casa não é apenas comida. Dentro daquela embalagem, há uma história. Há um consumidor que escolheu o produto pensando no jantar da família em casa, no que eles mais gostam de comer e que seja nutritivo. É uma escolha de amor e cuidado. Há também um agricultor que preparou a terra, semeou, torceu para que a chuva viesse no tempo certo, se dedicou e colheu alimento, em um outro tempo onde o relógio é a natureza. É uma escolha de nutrir pessoas com o melhor do campo. 

Foto: Raízes do Campo/ Fellipe Abreu

Nossa marca nasceu em 2019 com o sonho de que todas e todos possam ter comida de verdade no prato, daquelas pouco processadas e que sabemos que faz bem. E quando dizemos “faz bem” não estamos falando apenas de quem está se alimentando. Mas também de quem está produzindo. E do mundo, por que não? E como já diz nossa cultura popular, para mudar o mundo, é preciso começar pelo nosso quintal. 

Uma cadeia produtiva justa, que valorize o trabalho de agricultores familiares e camponeses, garanta cultivos agroecológicos e leve ao consumidor o melhor para a saúde dele e de quem ele ama. Este é o nosso jeito de fazer bem, e fazer o bem. É uma mudança profunda na lógica de cultivar alimentos e de os fazer chegar à mesa das pessoas. Apostamos na coerência, no cuidado e no respeito ao longo de todo o processo de produção. 

A agroecologia é a espinha dorsal do nosso trabalho na Raízes do Campo. Orienta práticas, decisões, aliando conhecimentos de famílias de agricultores à ciência. Ingredientes naturais, livres de transgênicos, produzidos por cooperativas, sempre em busca do equilíbrio entre agricultura, ecologia e sociedade. Essa é nossa receita para promover o bem-estar.  

O lançamento simultâneo de quatro linhas de produtos da Raízes do Campo é resultado do trabalho de quem se compromete dia após dia em transformar essa história do produto que está na prateleira do mercado. Agroecologia, saudabilidade, sustentabilidade e valorização das pessoas dentro do mesmo pacote.   

O açúcar mascavo da Raízes do Campo, por exemplo, é um alimento puro alternativo ao refinado, mais saudável e menos calórico que o açúcar branco, e que não passa por processos químicos. Já nossa nova linha de arrozes orgânicos é produzida sem uso de pesticidas e fungicidas, e inclui as variedades de agulhinha (polido ou integral) e cateto (integral). Os sucos integrais da Raízes do Campo são 100% naturais, sem conservantes e sem adição de açúcar em sua composição, e com quatro variedades (integrais e orgânicas). Sabores singulares e que renderam premiações. Por fim, nossa produção de chocolates especiais traz com percentuais de legítimo cacau em 35%, 50% e 70%, cultivados em sistema agroflorestal que garante a preservação da mata original no terreno.  

É por isso que este texto é, na verdade, um convite para você se mobilizar para transformar suas escolhas. Conhecer nossas raízes é fundamental para construir nosso presente e desenhar o futuro que queremos, para nós e para o mundo. Um horizonte agroecológico, justo, saudável, equilibrado e que seja a mudança de histórias escondidas atrás das embalagens nos mercados. Vamos juntos? 

Escrito por Carla Guindani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =

Raízes do Campo

Avenida Angélica, 2133, sala 81 - Consolação
CEP 01227-200 São Paulo - SP
[email protected]
+55 11 3661-4878

JUNTOS NÓS NUTRIMOS O MUNDO.
SIGA-NOS TAMBÉM AQUI

© 2021 Todos os direitos reservados - Raízes do Campo | By Next4